Oficinas Terapêuticas - Estimulação/Reabilitação Neuropsicológica em Grupo

Estas atividades acontecem através das oficinas terapêuticas do IDNP, que têm como finalidade estimular com uma abordagem diferenciada toda a dinâmica cognitiva, comportamental e social dos idosos que frequentam o serviço.

 

Proposta de oficinas terapêuticas em grupo, que, de acordo com a avaliação realizada previamente, são selecionadas a partir da demanda apresentada pelo paciente e priorizam as características cognitivas e emocionais.

 

O delineamento do plano de tratamento é um projeto de estimulação e reabilitação cognitiva em grupo, com o objetivo de melhorar o estado de saúde, a socialização e a integração, proporcionando maior qualidade de vida ao idoso.

Musicalmente

>>>

Musicalmente

musicalmente.png

Com um repertório diferenciado, os idosos podem resgatar memórias, estimular a linguagem e as emoções, através das letras das músicas, do violão e dos instrumentos disponibilizados na oficina.

Novos aprendizados de repertório estimulam a memória recente, e a formação de um coral potencializa o estímulo sociocultural e o engajamento na comunidade.

Ativamente

>>>

Ativamente

tetris.png

Nessa oficina, trabalhamos para a prevenção e a promoção da saúde. A cada período, a memória, a atenção, a linguagem, o planejamento, a tomada de decisão e outras funções cognitivas são ativados a partir de diversas técnicas e materiais, tais como apostilas de exercícios, dinâmicas, discussões sobre temas, jogos, filmes, palestras, etc. A emoção e a cognição são estimuladas concomitantemente.

Criativamente

>>>

Criativamente

Artboard 1.png

O trabalho realizado na Oficina Criativa se dá através do artesanato para ativar as estruturas cerebrais correspondentes, estimulando também a criatividade, a psicomotricidade e o convívio social. A confecção dos materiais resgata vínculos afetivos e proporciona bem-estar.

Corporalmente

>>>

Corporalmente

A proposta que une em uma mesma oficina mente e corpo, propõe benefícios para o cérebro a partir de exercícios corporais. Técnicas de relaxamento, consciência corporal, equilíbrio, prevenção de quedas e dança sênior são utilizadas para promover sensação de bem-estar físico, psíquico e social dos idosos.

Ginasta
Literariamente

>>>

Literariamente

livro de histórias

Nesta oficina valorizamos a estimulação cerebral através da aquisição de novos conhecimentos, da troca de experiências e do resgate histórico e cultural. A literatura ganha espaço com debates, poesias, escrita criativa e palestrantes convidados para enriquecer os nossos encontros. Há uma biblioteca volante com troca de livros e de muito conhecimento.

Artemente

>>>

Artemente

Flor

Cérebro e emoção estimulados em conjunto. A Arteterapia impera nessa oficina, tendo como principais objetivos o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e a expressão e a elaboração de sentimentos. Tudo isso é trabalhado através de técnicas artísticas e expressivas, o pensamento criativo e a psicomotricidade.

>>>

Propõe a integração dos idosos com as diferentes faixas etárias, especialmente as crianças, resgatando vínculos e função social. Nesta oficina os idosos fazem visitas a outras instituições e trabalham com música e contam histórias de forma integrada. São eles os responsáveis por levar a sabedoria para o universo infantil, ao mesmo tempo em que compartilham da alegria das crianças.

Integracionalmente

Intergeracionalmente
ilustrado sonho

>>>

 Sociocognitivamente 

Propõe o engajamento ativo do idoso na comunidade. Através de técnicas e recursos cognitivos, organiza cronogramas e valoriza a funcionalidade do idosos em projetos sociais e atividades culturais. Visitas guiadas a museus, teatros e cinemas são algumas das nossas atividades.

Camera Film Old Fashioned 2
Sociocognitivamente
 
Arte_Final_Logo_Branca.png

Grupo de Apoio aos Familiares e Cuidadores de Idosos

Propõe uma alternativa de cuidado para o familiar/cuidador de idosos com demência, uma vez que objetiva ampliar o conhecimento e as informações acerca da doença, possibilitando a melhor identificação dos sintomas, o manejo de cuidado e a adesão ao tratamento.

Compartilhar vivências e possibilitar a expressão do sentimento de quem cuida permite a redução do estresse, fortalece recursos de enfrentamento e desenvolve estratégias mais eficientes para lidar com as dificuldades do dia a dia.

 
Arte_Final_Logo_Branca.png

Atendimento Individual

O IDNP possui os seguintes tipos de atendimentos individuais:

  • Avaliação Neuropsicológica de Adultos/Idosos, Adolescentes e Crianças;

  • Estimulação / Reabilitação Neuropsicológica Individual;

  • Avaliação Psicológica Para Cirurgia Bariátrica;

  • Psicoterapia;

  • Orientação Vocacional;

 
Arte_Final_Logo_Branca.png

Atendimento Domiciliar para Idosos/Acompanhamento de Idosos em Instituições de Longa Permanência

Tem como objetivo melhorar o estado de saúde, a interação com o ambiente, os estímulos cognitivos e o suporte emocional, proporcionando maior qualidade de vida aos idosos que por algum motivo se encontrem impossibilitados de vir até o Instituto.

 
 
Arte_Final_Logo_Branca.png

Outros Serviços

O IDNP também oferece os seguintes serviços:

 

  • Laudos Para Fins Legais e Cirurgia Bariátrica;

  • Workshops;

  • Cursos e Palestras;

  • Grupos de Estudo e Supervisão em Neuropsicologia.

Arte_Final_Logo_Branca.png